Escola Municipal Professora Ondina Nobre Escola Municipal Professora Ondina Nobre: Ondina, que Ondina ?

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Ondina, que Ondina ?


O que sabemos sobre aquele retrato que fica na parede da sala da diretoria ? O que nos dizem aqueles traços a lápis, em tons meios amarelados pelas camadas do tempo ...

Aquele é o retrato que buscou perpetuar um momento, um instante da vida da professora Ondina Aparecida Nobre, com suas lentes grossas, seu sorriso gentil, seu perfil de mulher forte e determinada.

Essa mulher nasceu no início do século XX, mais exatamente, no dia 21 de janeiro de 1913.

Fez o curso primário no Grupo Escolar Barão de Macaúbas. Depois, formou-se pela escola Normal de Belo Horizonte, diplomando-se, em seguida, pela escola de Aperfeiçoamento de Minas Gerais.

Começou sua carreira no Magistério, lecionando na Escola Primária de Sumidouro e, durante muitos anos, foi "professora-orientadora" do Grupo Escolar José Bonifácio".

Em 1951, quando muitos de nós ainda nem pensávamos em nascer, a professora Ondina Nobre foi nomeada diretora do Grupo Escolar Sandoval de Azevedo, permanecendo na direção desse educandário por 32 anos! Deixou esse cargo somente poucos dias antes de falecer, em 29 de julho de 1983.

Essa é a nossa Ondina, mulher batalhadora, que dedicou toda a sua vida à educação, sempre lutando para que as escolas por onde passou se tornassem espaços de crescimento humano, dentro de princípios  pedagógicos e sociais que se identificassem com as reais necessidades de seus alunos. E ela conseguiu, tanto que, em 1986, quando nossa escola foi fundada, o nome de Ondina Nobre passou a acompanhá-la, numa homenagem mais que merecida!

4 Comentários:

THIAGO GONÇALVES disse...

Parabéns Ernany e todos da EM Profª Ondina Nobre pelo belo trabalho realizado.
É muito bom ver o uso das tecnologias a favor da construção de uma educação de qualidade social.

Avancem Sempre!

Thiago
Pedagogo/Prodabel-CR

Unknown disse...

parabens a todos os funcionarios da escola pelo esforço e dedicaçao ao seu trabalho D+++
trabalho e esforço nota 1000!!!!!

sigam em frente!

nique disse...

nossa...seráh que um diaa meu nome vaii virar nomee de escola...
huhuhu
ae jardel da umaa forçaa

E.M.P.O.N disse...

Não é o Jardel aqui Monique, é o Ernany ;)

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO